São Paulo – A instalação “Sfumato”, da artista brasileira Karola Braga, é uma das finalistas do 11º Art and Olfaction Awards 2025, principal prêmio internacional dedicado à criação olfativa como arte. A obra artística de Karola pôde ser visitada entre fevereiro e março do ano ado no deserto de AlUla, cidade do Norte da Arábia Saudita.
Em sua criação para Sfumato, Karola explorou a natureza da própria região de AlUla, que é conhecida como rota do incenso em razão de ser um caminho para intercâmbio de especiarias entre o século 7 e o século 12. Para tal, usou o próprio deserto como protagonista da sua criação artística.
Em conversa com a ANBA, na época em que Sfumato estava em cartaz, a artista afirmou: “Nas minhas obras, o cheiro é o protagonista. Então, busquei na parte visual e estrutural do projeto – o incensário gigante – uma integração máxima com a paisagem, numa tentativa de manter o aroma como o foco principal da obra”. Mirra e olíbano (uma resina também conhecida como frankincense) foram duas fragrâncias lançadas ao ar pela instalação da artista brasileira.
A exposição Desert X, da qual a obra Sfumato de Karola Braga fez parte, foi criada na Califórnia em 2017 e tem edições no Vale Coachella, no próprio estado norte-americano, além de AlUla. Da edição de 2024, foram curadores o brasileiro Marcello Dantas, que convidou Karola a expor, e a libanesa Maya El Khalil.
A premiação concedida pelo Instituto de Arte e Olfato, sediado em Los Angeles, também na Califórnia, tem três categorias: Artesão, Independente e Experimental. Karola concorre na categoria Experimental. Tem a seu lado concorrentes de Estados Unidos, Austrália, Argentina e Suíça, todos com criações artísticas olfativas. As categorias Artesão e Independente são disputadas por perfumistas e suas criações.
Leia mais:
Obra de arte de brasileira explora fragrâncias do deserto