São Paulo – O Atelier Sandro Barros vai ter peças suas vendidas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O estilista brasileiro criador da marca, Sandro Barros, informou à ANBA que o negócio foi fechado durante a participação dele no desfile da Arab Fashion Week. A semana de moda ocorreu de 21 a 24 de outubro, de forma online, e reuniu marcas brasileiras.
A coleção apresentada na semana árabe trouxe peças mais invernais e pensadas para a cliente árabe, e o artista faz um balanço positivo da presença da marca no evento. “Eu tive a melhor das impressões, fiquei realmente encantado com o profissionalismo. A partir desse evento, temos agora um ponto de venda em Dubai, a AAVVA, marca de luxo que terá o Atelier Sandro Barros com exclusividade nos Emirados Árabes”, contou Barros sobre a AAVVA Fashion, do qual o estilista Vincenzo Visciglia é sócio.
O estilista explica que essa é a primeira vez que suas peças estarão à venda no exterior. “Nós nunca exportamos. As nossas clientes de Angola, Dubai, Suíça, Espanha, França, Bélgica e Inglaterra vêm a São Paulo provar os vestidos no atelier. O único ponto de venda agora é a AAVVA em Dubai”, disse.
Barros conta que sempre optou por participar de poucos desfiles, mas que abriu exceção para estar pela primeira vez em um evento árabe. “Na minha carreira de 18 anos na alta-costura brasileira fiz apenas cinco desfiles, pois busco a exclusividade para as minhas clientes e a celebração de datas especiais na minha trajetória. Sempre tive o sonho de apresentar meu trabalho no mundo árabe e esse convite foi uma honra. Literalmente um presente no meio da pandemia, uma surpresa que foi recebida com festa no meu atelier”, declarou o criador.
A inspiração no povo árabe já estava presente na obra de Barros, que pôde enfim ir mais a fundo nessa influência. “O meu desfile foi uma declaração de amor à cultura árabe e às minhas clientes da colônia árabe no Brasil. E esse amor está presente em todos os momentos da minha vida, na minha casa, nos meus jantares, no meu casamento e em meus amigos. O próximo o será aprender o idioma”, revelou o artista.
A coleção apresentada no evento dos Emirados trouxe peças que levaram veludo, lamê, tules, brocado e rendas inglesas. Os bordados foram feitos em cristais, vidrilhos, micropaetês e plumas. Detalhes pensados por Barros especialmente para o público árabe e para as próprias clientes que já atende entre a colônia sírio-libanesa no Brasil. Para ele, tanto a comunidade no Brasil quanto as mulheres árabes guardam semelhanças em estilo, em termos de formato, do colorido das peças e do apreço pela manufatura e exclusividade.
O formato online do evento possibilitou que as peças fossem vistas de qualquer local do globo, ponto positivo na visão do estilista. Esse lado cosmopolita é justamente o que Barros busca trazer através de seu processo criativo, que nasce justamente de viagens pelo mundo. “Desde sempre, a cultura árabe está presente em minhas coleções, nos bordados inspirados nos azulejos e mosaicos, na cerâmica, nos tecidos, e nos caftãs antigos que eu e Bruno [Astuto, marido] colecionamos. Encontramos muitos em antiquários, com bordados em prata e ouro, verdadeiras joias. Nessa coleção apresentada em Dubai, podemos ver os motivos árabes traduzidos em bordados prata e pérola, os cashmeres em preto, ouro e rubi, e o dourado dos brocados”, detalhou o estilista.
As marcas brasileiras que participaram do Arab Fashion Week foram levadas ao evento pelo Brazil Noble, projeto de promoção da moda brasileira de luxo no Oriente Médio. O projeto é liderado pela High Class Corporate Services, AAVVA Fashion, Cia Paulista de Moda e Rejane Silva, que foi embaixadora do evento em Dubai. A participação brasileira na semana árabe de moda teve apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Assista, abaixo, o desfile do Atelier Sandro Barros no evento árabe: