São Paulo – O presidente do Banco Central do Iraque, Ali Mohsen Al-Alaq, afirmou nesta terça-feira (28) que a instituição irá lançar um programa de financiamento para a indústria local. O anúncio foi feiro durante a Conferência Iraquiana de Energia, realizada na capital, Bagdá.
De acordo com Al-Alaq, o financiamento será concedido por meio de uma parceria com dois bancos governamentais: o Banco do Comércio e o Banco Industrial. O objetivo da iniciativa é ampliar a participação da indústria na economia iraquiana.
“As medidas adotadas pelo Banco Central são ferramentas para movimentar o desenvolvimento e impulsionar estímulos econômicos. São políticas não convencionais destinadas a apoiar toda a economia”, disse Al-Alaq. Ele afirmou, também, que a estabilidade econômica não é menos importante do que a estabilidade política ou de segurança.
Segundo informações do Banco Central do Iraque, desde 2016 foram alocados 13 trilhões de dinares iraquianos (o equivalente a US$ 9,9 bilhões) em projetos imobiliários e para pequenas e médias empresas do país. Mais um trilhão de dinares iraquianos (US$ 762,7 milhões) foram destinados a investimentos em energia solar.
Leia também:
Brasil amplia exportações ao Iraque