São Paulo – A BRF anunciou na segunda-feira (21) que terá sua terceira unidade na Arábia Saudita, na cidade de Jeddah, em 2026. O investimento de US$ 160 milhões no empreendimento será feito pela BRF Arabia, uma t venture da empresa brasileira com a Halal Products Development Company (HPDC). A BRF é proprietária de 70% do negócio, e a HPDC, uma subsidiária do Fundo Soberano Saudita (PIF, na sigla em inglês), é dona dos outros 30%.
De acordo com informações da BRF, a fábrica poderá produzir 40 mil toneladas por ano, capacidade que pode chegar a 80 mil toneladas se houver demanda. Dali, sairão alimentos processados de aves e bovinos com matéria-prima fornecida pelo Brasil. A fábrica de Jeddah irá, inicialmente, atender ao mercado saudita, mas poderá exportar para países da região. Esta será a sétima unidade da companhia no Oriente Médio.
Na nota, o controlador e presidente dos Conselhos de istração da BRF e Marfrig, Marcos Molina, afirma que o investimento “fortalece” a atuação da BRF em um mercado “altamente estratégico” para a empresa. O CEO da HPDC, Fahad Alnuhait, afirma, no comunicado, que a nova fábrica representa um “grande o” na estratégia de construir “ecossistemas integrados de produção halal”, que são os produtos feitos de acordo com as regras do Islã.
“A fábrica não apenas atenderá à crescente demanda doméstica por produtos mais processados, mas também reduzirá a dependência do Reino de produtos importados, oferecendo alternativas de alta qualidade fabricadas localmente”, afirma Alnuhait. A fábrica deverá gerar 500 empregos diretos. Do total investido, cerca de US$ 63 milhões serão desembolsados neste ano e o restante, no ano que vem. A empresa já tem fábricas e centros de distribuição em outros países árabes do Golfo, entre eles Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Omã.
Leia também:
BRF compra 26% da empresa Addoha na Arábia Saudita