São Paulo – A indústria de calçados do Brasil crescerá entre 1,4% e 2,2% em 2025, chegando ao seu maior volume de produção em 11 anos. A projeção foi divulgada nesta terça-feira (20) pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em coletiva de imprensa durante a feira BFSHOW, em São Paulo.
O setor espera uma fabricação entre 942,5 milhões e 949,9 milhões de pares neste ano, após ter obtido crescimento de 4,3% na produção no ano ado e com isso ultraado os números registrados na pré-pandemia de covid-19, em 2019. Em 2024, as empresas nacionais produziram 929 milhões de pares.
“A BFSHOW vem mostrando que chegaremos a esses números, que devem ser impulsionados, principalmente, pelas exportações, que devem crescer entre 2,1% e 5,2% ao longo do ano”, disse o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, aos jornalistas, segundo material divulgado pela assessoria de imprensa da entidade. A feira ocorre até a quarta-feira (21).
Ferreira destacou que as projeções mais otimistas levam em consideração reflexos da guerra tributária entre Estados Unidos e China, que tem feito com que compradores norte-americanos busquem mais o mercado brasileiro em detrimento do chinês. Ele alertou, porém, que esse cenário pode mudar. Segundo Ferreira, há muitos compradores dos Estados Unidos na BFSHOW.
Feira maior
Na quarta edição, a BFSHOW é a maior feira calçadista da América Latina. “Nesta edição, tivemos um crescimento de 30%, com um espaço total de 32 mil metros quadrados e mais de 350 marcas brasileiras. Já o pré-credenciamento de visitantes, entre lojistas e importadores, foi 60% maior do que na edição anterior, o que nos permite ter uma projeção bastante positiva com relação à visitação”, disse João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil, que organiza a feira promovida pela Abicalçados.
Leia também:
Feira de calçados BFSHOW terá importadores árabes