Cairo – O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, se encontrou com a embaixadora Mahi Hassan Abdel Latif, ministra adjunta das Relações Exteriores do Egito para Assuntos Americanos, para discutir as formas de fortalecer a cooperação entre a Câmara Árabe e o Ministério. O objetivo é estimular investimentos e aumentar o intercâmbio comercial entre Cairo, capital egípcia, e São Paulo. Também esteve presente Michael Gamal, diretor regional e chefe do escritório da Câmara Árabe no Cairo.
Durante o encontro, Latif expressou sua alegria pela inauguração do escritório da Câmara Árabe no Cairo recentemente, durante a visita do vice-presidente da República do Brasil, Hamilton Mourão ao Egito, em setembro ado.
Mansour destacou que o escritório é o único da instituição na África, e toma o Cairo como ponto de partida para o intercâmbio comercial entre países latinos e africanos, fato que vai resultar em aumentar os investimentos brasileiros nos setores prioritários para Egito, como agricultura, digitalização e pequenas e médias empresas.
A ministra adjunta das Relações Exteriores expressou a sua total disposição em cooperar com a Câmara Árabe para avançar nas relações comerciais, especialmente após o aumento das exportações egípcias para o Brasil em 150% em 2021, além do fato de a balança comercial entre ambos os países ter chegado a US$ 2 bilhões.
Ela acrescentou que o Egito dá muita atenção ao Brasil, por ser uma das forças econômicas, políticas e humanas mais proeminentes da América Latina. Para a diplomata, a operação de um voo direto entre Cairo e São Paulo em um futuro próximo contribuirá para o desenvolvimento das relações nos campos do turismo, comercial e popular, não só com o Brasil, mas com todos os países latino-americanos.
Mansour expressou a sua alegria no encontro, marcado pelo desejo real de maximizar a cooperação e a integração econômica entre Egito e Brasil, através do Ministério das Relações Exteriores egípcio que vai oferecer todos os meios de apoio para facilitar o trabalho do escritório regional da Câmara Árabe no Cairo.
O secretário-geral também destacou que existe uma cooperação contínua entre a Câmara Árabe e o Ministério egípcio, com o fim de fortalecer as relações econômicas e culturais entre Egito e o Brasil, tendo em conta que o país árabe é a principal porta de entrada para o continente africano, e o Brasil é a principal porta de entrada para a região latino-americana.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari