São Paulo – O Catar, país árabe do Golfo, vem sediando uma série de conferências e eventos globais anualmente, um fato impulsionado em boa parte pela experiência e visibilidade adquiridas com a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que o país sediou em 2022. Facilitações de entrada de visitantes desenvolvidas para o torneio se tornaram aliadas do Catar como sede de grandes eventos.
Entre esta terça-feira (20) e quinta-feira (22), Doha foi palco do Fórum Econômico do Catar, que teve a empresa Bloomberg como parceira na organização, segundo notícia da Qatar News Agency (QNA). Falando para a QNA à margem do fórum, o diretor-executivo do Comitê Permanente para Organização de Conferências (PCOC) do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Mubarak bin Ajlan Al Kuwari, afirmou que o seu país consolidou sua posição como capital global para grandes conferências e eventos.
Al Kuwari contou de melhorias feitas desde que o país sediou a Copa do Mundo, como a adoção de registro de participantes internacionais de eventos no portal Hayya, o que permite a obtenção de visto de entrada e o ao evento em um só registro. Segundo o diretor, esse foi um legado organizacional da Copa do Mundo e o mesmo sistema foi utilizado, por exemplo, para o Fórum Econômico do Catar.
Também há facilitações para quem quer realizar conferências internacionais no Catar. Al Kuwari disse que as melhorias se estenderam a todas as operações logísticas envolvidas na hospedagem e organização de conferências e na padronização do nível de serviço fornecido aos convidados, sejam eles chefes de estado, autoridades governamentais ou convidados do estado.
Segundo o diretor-executivo, o comitê PCOC organiza mais de 30 conferências por ano. No ano ado esse número foi bem maior, com a realização de mais de 80 eventos, já que o Catar ocupou a presidência da 44ª Sessão do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês), bloco formado por Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Catar e Arábia Saudita.
Al Kuwari acredita que Doha sediará mais conferências globais nos próximos anos. Ele disse ainda que os ativos turísticos excepcionais e a infraestrutura avançada do Catar contribuem para atrair visitantes e participantes de conferências e eventos, citando hotéis, resorts, parques e outros, o Aeroporto Internacional de Hamad e a Qatar Airways, que opera voos para mais de 170 destinos.