São Paulo – A empresa ALM Brazil, uma comercial importadora e exportadora do Rio de Janeiro, lançará no final deste mês uma marca de café e de pimentas com selo halal para o mercado árabe. A sócia e CEO da trading, Marlucia Martire, não revela ainda o nome da marca, já que o registro está em andamento, mas conta que os cafés serão o conilon e o arábica, torrados, e da lista de pimentas fazem parte, entre outras, a murupi, as malaguetas, a biquinho, além de molhos como de mix de pimentas para carnes e de alho com pimenta.
A ALM Brazil trabalha com exportação de uma gama de alimentos tipicamente brasileiros e escolheu para esse projeto a pimenta e o café em função da forte demanda que recebe para eles do mercado árabe e também de solicitação destes mesmos importadores da região. “Vi oportunidades grandes lá para o café e as pimentas”, afirma a empresária. A ALM Brazil participou como expositora em dezembro da feira SIAL Middle East (foto acima), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e recebeu muitos pedidos de cotações durante e depois da mostra.
O plano inicial é enviar o café torrado do Brasil, mas a empresa também está conversando com um potencial parceiro árabe sobre a possibilidade de exportar o produto verde e torrá-lo e embalá-lo nos Emirados Árabes Unidos, barateando assim o custo e tornando o café mais competitivo localmente, segundo Marlucia. Ela seguirá as conversas sobre o assunto neste mês, quando estará em Dubai para participar da feira de alimentos Gulfood como expositora. O lançamento da marca halal para o mercado árabe ocorrerá durante a mostra.
Os mercados da ALM Brazil estão na Ásia, África e Oriente Médio. Entre os árabes, a empresa vende para Emirados Árabes Unidos e está em negociação com Kuwait, Omã e Egito. Nos Emirados chegam cafés e pimentas, e a trading se prepara para embarcar limão fresco. Apesar da China ser o maior mercado da empresa, a CEO afirma que é nos países árabes que ela vê as maiores perspectivas. “O árabe é um mercado que tem respondido muito bem aos produtos brasileiros”, diz a empresária.
A ALM Brazil exporta tapioca, açaí, cajuína (suco clarificado de caju), castanha-do-Brasil, castanha-de-caju, flor de sal (cristais de sal usados na culinária) e limão, e está começando a trabalhar com água gourmet. Este último produto, da marca Minerale, vem de fonte com zero poluição e sem manipulação humana, é puríssimo, comercializado em garrafas de vidro em segmento , segundo Marlucia. Os produtos vendidos pela ALM são de empresas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará e Paraná.
A empresa do Rio nasceu em 2004 atuando na intermediação de negócios e depois se transformou em comercial exportadora e importadora para ter a possibilidade de fazer ela mesma a exportação ou importação e adaptar os produtos para os mercados. “Eu via a dificuldade das empresas de concluírem as operações em comércio exterior”, relata Marlucia. A trading trabalha com empresas que não exportam, mas que tem produtos bons para isso, e com outras que exportam, mas delegam mercados específicos para a ALM.
Marlucia defende o trabalho das tradings e acredita que elas têm potencial para ajudar a aumentar significativamente a exportação brasileira. Ela também percebe a exportação como uma via de divulgação da cultura nacional. Cita um exemplo da absorção do estilo de vida brasileiro pelo comércio: os árabes consumindo açaí. Era algo que não faziam antes de o Brasil vender o produto à região. “Não quero fazer só uma venda, mas um negócio no qual as pessoas acreditam naquilo que estão comprando”, diz a empreendedora.
Marlucia Martire nasceu na cidade do Rio, é formada em Direito e tem especialização em Direito Internacional Privado. Foi dando consultoria a empresas nesta área que percebeu que seu caminho era o comércio exterior. “Eu via que as empresas não exportavam e aquilo mexeu comigo”, relata sobre a sua percepção pessoal da falta de uma cultura exportadora no setor empresarial. Ela abriu a ALM com duas colegas de profissão, que depois saíram da empresa e, atualmente, a sócia é sua filha, Gabriela Martire. O seu marido, Luigi Martire, também participa dos negócios. “Amo meu trabalho, faço com amor e com forte dedicação”, afirma.
Contato:
ALM Brazil
Facebook: https://www.facebook.com/almbrazil/
Telefone: +55 (21) 3489 8171
Email: [email protected]