São Paulo – A feira supermercadista Apas Show 2025, que ocorre nesta semana, entre 12 e 15 de maio, na capital paulista, gerou bons resultados para as empresas egípcias que expõem em estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Todas elas já exportadoras ao Brasil e com experiência em participações anteriores na mostra, as companhias se beneficiam de acordo que o Egito tem com o Mercosul, que rende a elas vantagens em tarifas de importação em relação a países concorrentes no mercado brasileiro.
“As empresas egípcias estão sempre muito interessadas em participar da Apas”, disse para a ANBA o cônsul comercial Islam A. Taha, que chefia o Escritório Econômico e Comercial em São Paulo da Embaixada do Egito no Brasil, citando a magnitude da mostra, a maior em supermercados do mundo. Taha percebe que a participação das empresas egípcias pode ir além da atual, porque o país já teve presença maior na mostra, mas disse esperar um aumento no ano que vem e comemora os resultados desta semana.
O cônsul acompanhou a participação das marcas do seu país na feira. “As empresas que participaram neste ano obtiveram grande sucesso, atraindo a atenção de muitas novas empresas brasileiras, principalmente aquelas que importam frutas e vegetais congelados e especialmente morangos e batatas semi-fritas congeladas, além do característico alho”, disse o diplomata para a ANBA.
A empresa Frozen Gate é uma das que deve avançar nos negócios com o Brasil a partir do relacionamento desenvolvido na mostra, segundo relato para a ANBA. “Nos últimos dias da feira conseguimos entre 20 e 30 novos contatos com potenciais clientes. Ficamos felizes com o resultado e com certeza a empresa vai voltar no ano que vem”, disse o vice-gerente Abdelrahman Hussien Makram.
A Oriental Fruits também comemorou os bons resultados da Apas Show. “Conseguimos fazer uma reunião aqui na feira com um cliente que a gente estava interessado há bastante tempo. Creio que vamos fazer uma venda para eles ainda este semestre”, conta o CEO da Oriental Fruits, Wael Soliman. “Também falamos com representantes comerciais de cidades como Rio de Janeiro e [do estado de] Minas Gerais. Nossa participação na feira superou nossas expectativas e no ano que vem vamos participar de novo, se possível em um estande maior.”
Além da Oriental Fruits e da Frozen Gate, as egípcias Mima Foods, Elswedy Food Industries, Dalsa Food e Delta Brothers foram expositoras. Os dois espaços organizados pela Câmara Árabe na Apas Show, nos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, tiveram também empresas da Tunísia e dos Emirados Árabes Unidos.
Leia também:
“Abrimos uma fábrica no Egito para atender Brasil”
Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA