São Paulo – O secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Duarte, defendeu a ampliação do reconhecimento do estado palestino como parte da solução dos conflitos na Palestina durante a 5ª Reunião da Aliança Global pela Implementação da Solução de Dois Estados. O evento foi realizado nesta semana em Rabat, capital do Marrocos.
Duarte defendeu o ingresso da Palestina como estado membro das Nações Unidas. Atualmente, a Palestina, reconhecida em 2010 pelo Brasil, tem o status de “estado observador”. Segundo informações do Itamaraty, o Brasil também reiterou seu apoio à Palestina “no âmbito dos esforços em curso” para atender aos anseios do seu povo por desenvolvimento, prosperidade e segurança.
Organizada pelo Marrocos em parceria com os Países Baixos, a 5ª Reunião da Aliança Global para a Implementação da Solução de Dois Estados trouxe para o debate temas como o impacto dos processos de paz no Oriente Médio, esforços para apoiar estruturas de governança do Estado Palestino e os fundamentos econômicos da paz na região.
Um dos objetivos do encontro era obter recomendações políticas concretas em direção à criação de dois estados para levar os resultados deste encontro para a Conferência de Alto Nível sobre Solução de Dois Estados, marcada para 17 a 20 de junho, na sede das Nações Unidas, em Nova York.
Segundo informações da Agência Brasil, também durante a reunião, o Brasil foi convidado a copresidir, ao lado do Senegal, o grupo sobre a promoção do respeito ao direito internacional para a implementação da solução de dois Estados.