São Paulo – O Ministério da Agricultura da Jordânia, o Centro Nacional de Pesquisa Agrícola e a Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) irão trabalhar juntos na implantação de dois projetos que buscam aperfeiçoar a agricultura do país árabe. Esta é a segunda parceria da FAO assinada neste ano com a Jordânia (mais informações no link ao final do texto).
De acordo com informações do Ministério da Agricultura divulgadas nesta terça-feira (25) pela agência de notícias estatal Petra, o objetivo do primeiro projeto conjunto é aperfeiçoar a composição genética das amêndoas cultivadas no país. Tal iniciativa buscará documentar e analisar as variedades locais, e, então, aperfeiçoar seu material genético e desenvolver novas cepas mais resistentes às mudanças climáticas.
Outro projeto irá capacitar os empresários do agronegócio para ampliar o seu o ao mercado nacional e internacional, inclusive por meio de participações em eventos agrícolas que promovam a exposição das empresas e seus produtos. Para tal, serão realizados treinamento, ampliação de parcerias público-privadas (que envolvem governo e empresas particulares) e o a mercados.
Segundo a Petra, o secretário-geral do Ministério da Agricultura, Mohammad Hayari, afirmou que essas iniciativas aumentam a competitividade dos agricultores jordanianos. O representante da FAO no país árabe, Nabil Assaf, disse que a parceria marca um novo o deste setor em direção a uma produção mais sustentável e também afirmou que a FAO está comprometida em apoiar o agronegócio da Jordânia.
Leia também:
FAO apoia agricultores na Jordânia