São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) não petrolífero do Kuwait deverá crescer 2,6% neste ano em comparação com 2024, de acordo com estimativas divulgadas pelo Banco Nacional do Kuwait (NBK) em relatório divulgado nesta quarta-feira (15) e publicadas pela agência de notícias estatal Kuna.
O documento afirma que o PIB do setor não petrolífero registrou queda de 2,5% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 em razão da contração de “setores-chaves” para a economia do país do Golfo.
Alguns dos motivos que levam às previsões “otimistas” da instituição financeira são trajetória de queda da taxa de juros, e “esforços” do governo para concretizar projetos de desenvolvimento. Além disso, o torneio de futebol Arabian Gulf Cup, encerrado no começo do ano no Kuwait, contribuiu para aumento de receitas em razão da grande quantidade de visitantes estrangeiros que levou ao Kuwait.
De forma geral, a instituição financeira espera uma recuperação gradual da economia devido ao aumento do consumo e da ampliação do crédito.
Leia também:
Economia do Kuwait deve voltar a crescer em 2025