São Paulo – O diretor geral do Ministério da Agricultura do Líbano, Louis Lahoud, está em São Paulo e visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira com o cônsul geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, nesta quinta-feira (30). Eles se reuniram com o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, o secretário-geral, Tamer Mansour, o vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Mourad e o diretor do Conselho da entidade, Mohammed Adbouni. Participaram também a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, e o chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo.
Baltazar fez uma breve apresentação sobre os trabalhos da entidade e sobre o comércio entre o Brasil e o Líbano. Os principais produtos brasileiros exportados ao Líbano são carne bovina, açúcar, café e milho. Na outra mão, os principais produtos que o Líbano vende ao Brasil são fertilizantes, petroquímicos, frutas, azeite de oliva e vinhos.
Chohfi disse que, com a busca pela diversificação na importação de fertilizantes, os países árabes já estão exportando mais, e o Líbano tem uma oportunidade de vender mais adubos ao País.
Lahoud disse que o Brasil é um país muito importante para o Líbano, tanto para a segurança alimentar do país quanto por ter uma grande comunidade de libaneses. Ele lembrou que foram realizados roadshows com produtos libaneses em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2019, e sugeriu que uma missão comercial de brasileiros ao Líbano seja agendada, bem como uma missão de libaneses ao Brasil, ainda este ano ou para o início do ano que vem.
O diretor sugeriu ainda que seja criado um fórum econômico Brasil-Líbano, para fortalecer a relação bilateral entre os países, e que ele seja realizado se revezando entre São Paulo e Beirute, anualmente.
“Não gostaria de esperar sair o acordo de livre comércio Mercosul-Líbano, porque temos urgência em garantir a ampliação do comércio”, disse Lahoud. Entre os principais produtos que o Líbano tem interesse em vender estão vinho, mel, azeite de oliva e produtos alimentícios típicos processados, informou o diretor.
O cônsul Rudy El Azzi afirmou que a balança comercial entre o Brasil e o Líbano está voltando aos níveis de 2018, e agradeceu as ações concretas que a Câmara Árabe vem realizando nos últimos três anos para conter os impactos da pandemia.
O diretor geral tem na agenda encontro com o secretário de Agricultura do governo do estado de São Paulo, Francisco Matturro. Lahoud irá participar do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, na próxima segunda-feira (04).