São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que há quase uma década organiza a participação de empresas árabes na feira paulistana de alimentos e bebidas Apas Show, prevê que a mostra deste ano gere mais negócios para seus associados. A exposição de 2025 ocorre na próxima semana, de 12 a 15 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista, e a Câmara Árabe terá espaço com 15 empresas.
A entidade acredita que a recente decisão do governo brasileiro de zerar, em março último, a alíquota de importação para uma lista de alimentos que incluiu o azeite, pode favorecer um volume maior de contratos entre os expositores árabes atuantes com o produto e organizações do varejo brasileiro. Os países árabes, especialmente alguns dos que estarão presentes na Apas Show, são produtores de azeite de oliva.
“Acreditamos que a retirada do imposto de importação vai abrir novos espaços no mercado brasileiro para nossos expositores, principalmente para empresas da Tunísia, que oferecem azeites especiais, de excelente qualidade, aliás, ranqueados entre os melhores do mundo”, afirma o diretor de Novos Negócios da Câmara Árabe, Estevão Carvalho, em material divulgado pela assessoria de imprensa da instituição.
As marcas que expõem com a Câmara Árabe vão destacar novidades em diferentes categorias. As egípcias Frozen Gate, Mima Foods, Oriental Fruits, Delta Center e Elswedy apresentam variedades de vegetais e frutas congeladas. A também egípcia Dalsa vai expor linhas de batatas congeladas prontas para fritar.
As tunisianas Sapphire Trading, Golden Export e Fadhel Trading trazem variedades de tâmaras in natura e beneficiadas. Também da Tunísia, Asdrubal SA, Riviere D’Or, Bulla Regia, STCA Al Jazira e Oilyssa vão destacar novidades em azeites. Também é integrante da delegação a TIC Quality Control, dos Emirados Árabes Unidos, novata na Apas Show, que vai promover serviços de controle de qualidade.
Carvalho destaca que a maioria das empresas está renovando sua participação na Apas Show. “Todos os anos, trazemos uma expressiva delegação de empresas de países árabes, que veem a mostra como a plataforma estratégica para inserção de seus produtos no varejo brasileiro”, afirma. As empresas expõem com a Câmara Árabe nos estandes 331 e 187, respectivamente nos Pavilhões Branco e Azul.
Apas Show
A feira deste ano acontece com a expectativa de superar os recordes da edição anterior, quando movimentou mais de R$ 15 bilhões em negócios, segundo informações da Apas Show. Em 2024, a feira teve 850 expositores, dos quais 200 internacionais, e recebeu mais de 141 mil visitas. O congresso que ocorre durante a mostra reuniu 2.790 participantes. Segundo a organização, em 2025, o objetivo é superar essas marcas e reafirmar o evento como maior plataforma de conexões e oportunidades do setor.
Leia também:
Anuga teve sua maior participação árabe