São Paulo – Morreu Adnan Al-Kassar, presidente honorário da União das Câmaras Árabes e homem de larga trajetória nos setores privado e público libanês e árabe. A União das Câmaras Árabes, que representa o empresariado árabe e congrega as câmaras árabes ao redor do mundo, publicou em seu site a informação sobre o falecimento de Al-Kassar, aos 94 anos, na última sexta-feira (2). A Câmara de Comércio Árabe Brasileira enviou mensagem de condolências à instituição, da qual Al-Kassar já foi presidente.
Nascido em Beirute, formado em Direito pela Universidade Saint Joseph e um dos fundadores do banco Fransabank, Al-Kassar era considerado pilar do setor privado libanês e árabe. Ele esteve na liderança de entidades libanesas e regionais, entre elas a Federação das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura do Líbano (FCCIAL) e a Associação das Câmara de Comércio e Indústria do Mediterrâneo (Ascame). Al-Kassar também foi ministro da Economia e Comércio e ministro de Estado no Líbano.
A União das Câmaras Árabes disse, em seu site, que Adnan Al-Kassar desempenhou papel essencial no progresso e no renascimento da instituição, destacando sua contribuição na construção do prédio da Secretaria-Geral da união na capital libanesa, que recebeu o nome “Edifício Adnan Kassar para a Economia Árabe”, e seu trabalho pelo desenvolvimento das relações internacionais da entidade. Segundo a instituição, ele exerceu grandes esforços para elevar o status da União das Câmaras Árabes.