São Paulo – Uma missão brasileira estará no Golfo nos próximos dias focada em apresentar projetos e atrair investimentos para o Nordeste do País. Composta por governadores e vice-governadores da região, a viagem é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Banco do Brasil, com parceria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste.
De acordo com informações da ApexBrasil, o objetivo é atrair investimentos para setores como transição energética, infraestrutura e turismo e buscar parcerias público-privadas (PPP). A agenda começa neste sábado (24), com compromissos em Doha, no Catar, ando por Riad, na Arábia Saudita, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde a programação se encerra no dia 29 de maio.
O Consórcio Nordeste é uma autarquia criada para a integração dos estados do Nordeste do Brasil. A ApexBrasil é agência do governo brasileiro que tem entre as suas funções a atrações de investimentos ao País. Integram a missão a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, e o presidente da Câmara Árabe, William Adib Dib Junior.
“São estados que, juntos, têm um Produto Interno Bruto de cerca de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro. É um enorme potencial para receber investimentos externos”, disse Ana Repezza, em material divulgado, sobre o Nordeste brasileiro. Rafael Fonteles, que também é governador do estado do Piauí, afirma que a missão faz parte dos esforços para a internacionalização das economias nordestinas e inserção das empresas da região nas cadeias produtivas globais.
Falando para a ANBA, o presidente da Câmara Árabe disse que a instituição tem condições de auxiliar os estados e empresas do Nordeste nestes seus objetivos. “Estamos animados com a oportunidade desta missão da ApexBrasil com o Consórcio Nordeste para atração de investimentos estrangeiros do Oriente Médio”, disse ele. Dib Junior acredita que as apresentações da missão serão uma ótima oportunidade de conhecimento para vários negócios, visto que há potencial de parte a parte para isso.
Também integram a delegação o governador de Alagoas, Paulo Dantas; os vice-governadores de Sergipe, Zezinho Sobral; Rio Grande do Norte, Walter Alves; e Paraíba, Lucas Ribeiro, e a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; além de equipe técnica de Pernambuco. Estarão representados BNDES, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
Também acompanharão a agenda nos países em que trabalham os embaixadores do Brasil no Catar, Marcelo Otávio Dantas Loureiro; nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romeiro; e na Arábia Saudita, Sérgio Bath. Pela Câmara Árabe, além do presidente William Adib Dib Junior, acompanha as atividades o diretor do escritório da instituição em Dubai, Rafael Solimeo.
Leia também:
Corretora cria fundos para Brasil e Emirados