São Paulo – Dois livros que discutem a situação atual da Palestina, a sua cultura e a sua história estão sendo lançados pela Memo Editora. “Palestina através dos milênios – uma história das letras, aprendizado e revoluções educacionais”, de Nur Masalha, chega às lojas neste mês.“Diáspora palestina na América Latina – Estudos sobre mídia e identidade”, escrito por Ahmad Alzoubi, foi lançado em março. Os dois livros ganham, agora, lançamento oficial, com sessões de autógrafos dos dois autores em São Paulo de 6 a 8 de maio.
O livro de Masalha lança luz na história, na cultura e nos legados do povo palestino como forma de compreender o país e até a “cobiça” que os territórios palestinos despertam desde o final do século XIX. Para tal, o escritor vasculha diversos registros de transmissão cultural, como escolas, bibliotecas e templos. Os focos da pesquisa são o letramento, os processos de ensino e a s revoluções educacionais, segundo informações da editora. Masalha é autor de ensaios e editor do Jornal da Terra Santa e Estudos Palestinos. Pela Memo Editora, tem publicados “Palestina – 4 mil anos de história” (2023) e “Expulsão dos Palestinos – o conceito de transferência no pensamento político sionista 1882 – 1948” (2021).
Também está sendo lançado o livro “Diáspora palestina na América Latina – estudos de mídia e identidade”. Ahmad Alzoubi investiga a presença palestina no Brasil, Argentina, Chile, Honduras e El Salvador. Na obra, avalia o impacto da mídia nas representações da comunidade palestina, sua identidade e resistência cultural, segundo definição do próprio autor. Alzoubi é PhD em Jornalismo Humanitário pela Universidade Metodista de São Paulo e professor de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Lusail, no Catar, além de diretor do Monitor do Oriente Médio (Memo) em português.
Nesta semana, os dois autores participarão de três sessões de lançamento e autógrafos em São Paulo. Confira a seguir datas e locais de lançamento dos livros:
- Espaço Cultural e Resturante Al Janiah, Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista, São Paulo, SP, terça-feira (6), às 18h
- Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Rua Rego Freitas, 530, República, São Paulo, SP, quarta-feira (7), às 19h
- Centro de Estudos Palestinos, Casa de Cultura Japonesa, Avenida Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo, SP, quinta-feira (8), 18h.
Leia também:
Palestina ganha centro de estudos na USP