São Paulo – A editora Tabla lançou a versão brasileira, em português, do livro de ficção “O desaparecimento do Sr. Ninguém”, do escritor argelino Ahmed Taibaoui. A obra literária, um romance, é ganhadora da Medalha Naguib Mahfouz de Literatura em 2021. Ao retratar a vida de um cuidador de idosos, o livro aborda o esquecimento social, a solidão e a precariedade humana.
De acordo com informações divulgadas pela editora Tabla, a narrativa traz a história daquele que chama de Sr. Ninguém, um homem anônimo, recluso, que vive à sombra de um ado violento e cuida de um velho mujahid, combatente da guerra de libertação da Argélia, agora debilitado e abandonado pelo filho.
A rotina do protagonista se resume a cuidar do idoso e a lidar com a própria miséria. Quando o senhor morre e o cuidador desaparece, um detetive da polícia é designado para investigar o caso, no qual tenta rastrear um homem sem nome e que não pode ser identificado — não há nenhum rastro do Sr. Ninguém.
Pertencente a uma nova geração de escritores argelinos, Taibaoui é professor da Faculdade de Economia da Universidade de Bouira, na Argélia, e venceu diversos prêmios literários árabes, entre eles o Tayeb Salih International Prize for Written Creativity (2014), além do Naguib Mahfouz.
O livro foi publicado originalmente em árabe e traduzido ao português por Felipe Benjamin Francisco. Especializado em tradução da prosa árabe contemporânea, especialmente do Magrebe, Felipe tem pós-doutorado na Capes-Humboldt pela Universidade Livre de Berlim, entre outros títulos e atividades.
Com valor original de R$ 71, o livro está em pré-venda no site da editora Tabla com desconto de 30% para compras até o domingo, 20 de abril, por R$ 49,70. A previsão de envio é no dia 06 de maio.
Ficha Técnica:
Título: O desaparecimento do Sr. Ninguém
Autor: Ahmed Taibaoui
Tradutor: Felipe Benjamin Francisco
ISBN: 9786586824995
2025, 1ª edição
Número de páginas: 160
Leia também:
Livro de escritor egípcio ganha edição brasileira