São Paulo – Receitas feitas com azeites e tâmaras, como bolos, homus, babaganuche, coalhada e até sorvetes integraram o menu da “Imersão gastronômica sabores da Tunísia”, realizada na manhã desta sexta-feira (16), na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. O evento foi organizado pela Câmara Árabe com apoio da Embaixada da Tunísia em Brasília e do Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex).
Do evento, participaram associados da Câmara Árabe, convidados da instituição, dos promotores do encontro e das empresas tunisianas, que nesta semana participaram da feira de alimentos e bebidas Apas Show, também em São Paulo. Entre segunda-feira (12) e quinta-feira (15), essas companhias apresentaram seus produtos na mostra, a maior do setor no Brasil, em dois estandes organizados pela Câmara Árabe e nos quais estiveram também companhias do Egito e dos Emirados Árabes Unidos.
Da sessão de degustação, participaram as empresas de azeite Oilyssa, Agroliva (com a marca Baya), Bulla Regia, Rivière D’Or e Al Jazira, além da Cure All & More, que não esteve na Apas, mas neste ano já participou da Anuga Select Brazil. De tâmaras, participaram do encontro a Nouri, Fit e Golden Export.
Antes de provar as receitas, os cerca de 80 participantes acompanharam o encerramento de uma semana de atividades, em discursos do embaixador da Tunísia em Brasília, Nabil Lakhal, do diretor do Cepex, Anis Basti, e do presidente da Câmara Árabe, William Adib Dib Junior.
Lakhal destacou a importância do mercado brasileiro para os produtos tunisianos e as possibilidades que se abrem para o azeite com a redução de taxas de importação do produto neste ano pelo governo brasileiro. Basti destacou a importância dos azeites e das tâmaras como os principais produtos exportados pelo país do Norte da África.
Oportunidades com a Tunísia
À ANBA, ao final do encontro, Dib Junior afirmou que a participação das empresas árabes na Apas no estande da Câmara Árabe foi “muito expressiva” e um sucesso e que há, ainda, muito espaço a ser explorado por compradores e vendedores. Sobre a degustação promovida pela instituição, disse que é oportunidade de apresentar os produtos árabes ao Brasil.
“Essa reunião em que se encontram fornecedores e compradores de produtos tão específicos em um momento importante do mercado, com reduções das tarifas, coroa o êxito deste tempo de trabalho que resultou na feira e agora neste encontro de negócios”, disse. “Há muitas outras oportunidades de negócios. A aproximação parte daí, para futuros próximos negócios”, afirmou.
Além de Dib Junior, a Câmara Árabe foi representada no encontro pelo seu vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral, Mohamad Mourad, pela vice-presidente de Marketing, Silvia Antibas, pelos ex-presidentes e integrantes do Conselho de Orientação e Deliberação da Câmara Árabe, Osmar Chohfi e Rubens Hannun (também cônsul honorário da Tunísia em São Paulo), e pelos diretores Alessandra Frisso, Renata Maron e William Atui.
Leia também:
Marcas árabes atraíram compradores na Apas Show
Produtores levam azeite da Tunísia à Apas Show
Tâmaras: Brasil tem mercado a ser explorado