São Paulo – Gerente de exportação da fabricante de tâmaras Fit Dates, com sede em Túnis, na Tunísia, Sarra Trabelsi, afirma que o mercado brasileiro do produto ainda é “virgem”, pouco explorado e pode crescer. A Fit é uma das empresas tunisianas que nesta semana participa da Feira Apas Show, em São Paulo, no estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Trabelsi afirma que esta é a terceira participação da empresa na Apas e que o evento é uma oportunidade de ampliar a promoção do produto. A Fit apresenta duas variedades de tâmaras: deglet noor e khouat alig. Esta última se caracteriza pela coloração marrom escura e pelo alto teor de doçura, acima daquele já naturalmente presente nas tâmaras.
“O Brasil conhece tâmaras, mas não as da Tunísia, e começa a consumi-las aos poucos. Já vendemos para o País, mas queremos alcançar uma maior parte do território, chegar ao Norte”, diz Trabelsi. No ano ado, a empresa vendeu 30 contêineres do produto entre junho e dezembro, volume que pode chegar a 100 contêineres em três anos. Para isso, diz a representante da empresa, é preciso encontrar mais distribuidores no Brasil. “Aqui existe um bom diferencial em relação aos outros países. Entre os árabes, o consumo de tâmara está associado ao Ramadã [o mês sagrado dos muçulmanos] e, entre os europeus, é mais comum se consumir no Natal. Aqui, é o ano inteiro”, afirma Trabelsi.
Nouri Dates exporta tâmaras ao Brasil desde 2016
Também expositor na Apas Show, o gerente de exportações da Nouri Dates, Mohamed Amine Boumaiza, diz que o mercado brasileiro é muito grande e que as tâmaras têm ficado “mais famosas” ano a ano, o que se reflete no consumo. A empresa exporta para o Brasil desde 2016. Desde então, os embarques para o País cresceram de 20 toneladas por ano para 420 toneladas. Aqui, a Nouri trabalha com distribuidores e clientes finais.
Suas tâmaras podem ser encontrados em redes de supermercados em diversos estados, como o Rio de Janeiro. E, em breve, poderá alcançar mais espaços, pois o executivo se reuniria com um varejista do Rio Grande do Sul com unidades em São Paulo. “Nosso produto é 100% natural, sem aditivos, álcool, nada. E o preço é muito bom em comparação a outros frutos secos”, avalia.
Representante comercial da Golden Export, Chouchane Khalifa afirma que a empresa é uma das primeiras a exportar tâmaras ao Brasil. Ele não revela números, mas afirma que há potencial para a empresa ampliar as vendas a partir da participação na Apas Show.
Na próxima sexta-feira (16), as empresas de azeite e de tâmaras da Tunísia oferecerão alimentos processados, como sorvetes, feitos a partir de tâmaras e de azeites, em uma ação para promover estes produtos no país. O evento será na sede da Câmara Árabe em São Paulo.
Leia também:
“Abrimos uma fábrica no Egito para atender Brasil”