São Paulo – Em sua quarta participação como expositora na feira supermercadista Apas Show, que ocorre na capital paulista, a Oriental Fruits, empresa de produtos congelados do Egito, está na mostra para ter contato com clientes antigos e com vontade de conquistar novos compradores. Assim como ela, outras marcas do país árabe têm estande na feira de olho na expansão dos negócios.
Tendo o alho como carro-chefe, a Oriental Fruits se mostra bem estabelecida no Brasil. “O Brasil é muito importante para nossa empresa porque representa o maior comprador do nosso alho. Começamos a vender o produto por aqui há quatro anos e hoje o Brasil compra 80% do que produzimos no Egito”, conta o gerente geral da Oriental Fruits, Wael Soliman. A empresa está presente em outras nações da América do Sul, como Argentina, e na região do Caribe, localizada na América Central.
No mercado brasileiro, os produtos da companhia chegam nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste. “Começamos vendendo alho, mas há dois anos, iniciamos as exportações de congelados como morango, batata, brócolis, feijão e couve-flor para o Brasil. O País é tão importante para nossa empresa, que quando falamos de morango, 90% do que produzimos é vendido para cá”, completa Wael.
Com sede no Kuwait, a egípcia Mima Foods, que produz e exporta vegetais e frutas congeladas, participa pela segunda vez da Apas Show para conseguir mais compradores.
“O morango aparece como número 1 em vendas da nossa companhia e ele é exportado para vários países do mundo, inclusive para o Brasil. Temos expectativas bem positivas em relação à exportação deste produto para cá este ano”, conta a gerente de Vendas e Exportações da Mima Foods, Anna Gurina.
Assim como a Mima Foods, em sua segunda participação na feira, a Frozen Gate quer vender mais morangos congelados e expandir a sua base de clientes no Brasil.
“Temos clientes no Brasil há 10 anos, por isso sabemos o quanto o mercado brasileiro é vasto e pode ser explorado por nós. Apesar do nosso principal cliente ser o europeu, os brasileiros facilitam muito os negócios com a gente, por isso, queremos aumentar ainda mais as vendas para o País”, explica o vice-gerente de exportação da Frozen Gate, Abdelrahman Hussien Makram.
Vendendo frutas e vegetais congelados do Egito, a Elswedy Food Industries, que possui uma fábrica com capacidade de 2.500 toneladas de alimentos, também tem como principal produto o morango. Entre os clientes da companhia estão diversos países da Europa, China, Rússia e Brasil.
“Sabemos que o Brasil tem uma demanda alta por nossos produtos, por isso, em nossa segunda participação na Apas temos esperança de conseguir mais clientes por aqui. E além do Brasil, também temos interesse em vender para outros países da América do Sul”, diz o CEO da Elswedy Food Industries, Hany Elswedy.
A Dalsa Food, companhia especialista em batatas congeladas, é outra que demonstra muito interesse em fazer mais negócios no Brasil. “Já contamos com muitos compradores brasileiros e todos os meses exportamos 150 contêineres para cá”, diz o proprietário da Dalsa Food, Mahmound El Damasi. A empresa do Egito chega a sua segunda participação na Apas com o acréscimo do morango ao portfólio de produtos.
Assim como marcas tunisianas e dos Emirados Árabes Unidos, as egípcias participam da feira Apas Show, na capital paulista, em estandes organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A feira começou na segunda-feira (12) e ocorre até a quinta-feira (15) no Expo Center Norte com mais de 900 expositores.
Leia também:
Apas: marcas árabes encontram mercado favorável
Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA